A Capcom celebra o 15º aniversário da série Street Fighter, não com o jogo que arrancou esta série (que, verdade seja dita, é melhor manter numa vaga memória), mas antes com o jogo que iniciou tudo isto. Quando nos referimos ao "jogo", falamos, como é óbvio, do Street Fighter II, e com "tudo isto" estamos a falar da consequente explosão de beat ´em ups mano-a-mano.
Não podemos sobreestimar a importância que teve a decisão da Capcom ao criar, em 1991, uma sequela de um jogo de luta ao estilo arcade não muito popular. Sem o Street Fighter II, duvido muito que hoje em dia existissem jogos como o Tekken ou o Soul Calibur. A sério.
O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa ´hiper´ edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. É, sem dúvida, uma retrospectiva de entretenimento inalterada, mas não existem muitos jogos da época do SFII que tenham permanecido tão fortes até aos dias de hoje.
Baixo, baixo-frente, frente e soco:
O único elemento ´novo´ é a já referida possibilidade de escolher uma personagem de cada versão. Será que o simples Guerreiro Mundial Ryu consegue derrotar o super peso-pesado Super Turbo Ken? Será que a Hiper Lutadora Chun-Li consegue ser melhor que a sua Super encarnação? Só existe uma forma de descobrir. Para evitar desigualdades evidentes, a Capcom manteve o equilíbrio de jogo de cada uma das edições, mas enquanto as personagens das edições mais recentes beneficiam de movimentos extra, os elementos das edições anteriores são bastante mais poderosos. Embora os não seguidores deste título possam ficar espantados com a excessiva onda de entusiasmo à volta deste jogo, para os fãs que seguiram o jogo ao longo dos anos representa uma oportunidade única.
O fantástico filme de animação (por algum motivo arrumado discretamente na secção Gallery) é uma boa recompensa, mas a Capcom devia destacar-se de outros títulos da Namco Museum e da recente Midway Arcade Treasures.
Ataca-me se te atreves e eu desfaço-te:
A Capcom optou, de forma inteligente, por colocar o HSFII:TAE à venda com um equilibrado preço Platinum, o que é perfeitamente aceitável, tendo em conta que estás a comprar cada uma das versões oficiais do Street Fighter II e um filme de animação. Para os milhões de aficionados do SFII, esta é a única versão do jogo que vão precisar para o resto dos vossos dias. Para os não iniciados, talvez desatem a rir se compararem este título com o Soul Calibur II, mas experimentem jogar e de certeza que vão perceber, facilmente, porque é que tantos o apontam como a prova real de um jogo que perdura no tempo.
Informações:
LANÇAMENTO - 2003
MIDIA - DVD - FORMATO - RAR
PADRÃO - NTSC - IDIOMA - INGLÊS
Servidor megaupload:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13
Parte 14
Parte 15
Parte 16
Parte 17
Parte 18
Parte 19
Parte 20
Parte 21
Parte 22
Parte 23
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13
Parte 14
Parte 15
Parte 16
Parte 17
Parte 18
Parte 19
Parte 20
Parte 21
Parte 22
Parte 23
Comentários